No fechamento da Campanha Janeiro Branco – mês escolhido para chamar a atenção para a importância da saúde mental – na manhã da última quinta-feira (28), dois agentes de trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) realizaram uma palestra na Administração de Sobradinho, voltada para a importância dos cuidados necessários para evitar os perigos do estresse ao volante.
A palestra foi ministrada pelos agentes Rafael Cordeiro e Glaydson Nascimento e contou com a participação de servidores da RA.
Durante a preleção os palestrantes falaram sobre equilíbrio mental no momento da condução de veículos. “Pudemos mostrar como o estado psíquico do condutor pode interferir nas atitudes das pessoas no trânsito e causar ou não acidentes”, esclareceu o agente Cordeiro.
Outro assunto abordado foi os efeitos da mistura álcool e condução de veículos. No decorrer da palestra os servidores aprenderam como é utilizado o etilômetro – o popular bafômetro – e também foi oferecida a experiência de usar uns óculos que simula os efeitos causados pela ingestão de álcool.
“É importantes reforçar para a população os perigos de ingerir bebida alcoólica e dirigir. Quem acompanhou a palestra pôde ver por meio de simulação o quanto pode ser arriscado para a vida de muitas pessoas essa mistura perigosa”, explicou o agente de trânsito Glaydson Nascimento.
Ao final do evento os servidores receberam kits educativos da Escola Vivencial de Trânsito do DER-DF (Transitolândia), contendo um bafômetro descartável, uma caneta, chaveiro, uma nota fiscal simbólica que simula os possíveis gastos provocados pela junção álcool e direção, revista coquetel, guias do uso da cadeirinha para criança e de como ser um bom condutor e sobre o uso do celular no trânsito.
Para o administrador de Sobradinho, Eufrásio Pereira, o caráter educativo do evento mostra a preocupação dos órgãos com a prevenção de acidentes. ”Essa palestra serviu como um alerta que será levado para o nosso convívio social. O DER é muito preparado para nos mostrar o que pode ser feito não só na infraestrutura e na fiscalização, mas também na educação de trânsito. Por isso essa parceria é tão importante”.
Campanha Janeiro Branco
Criada em 2014 pelo foi idealizada pelo professor e psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, a campanha Janeiro Branco em como objetivo a conscientização da importância da manutenção da saúde mental.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão. Essa é a maior taxa da América Latina e a segunda maior das Américas, estando atrás apenas dos Estados Unidos. Ainda de acordo com a OMS, mais de 1,3 milhão de mortes no trânsito são registradas por ano no mundo.
Fonte: Ascom-DER.
Escola Vivencial de Trânsito
Escola Vivencial de Trânsito Transitolândia - Parque Rodoviário do DER, Sobradinho, CEP: 73.001-970 Brasília - DF