Imagem de cfarnsworth por Pixabay
O uso do cinto de segurança é obrigatório, mesmo no banco traseiro.Não usá-lo pode causar multa e pontos na carteira de habilitação e mesmo assim, ainda causa polêmica. O uso do cinto de segurança é vital para a vida do passageiro porque reduz o risco de lesões sérias ou até a morte em caso de acidente.
Obviamente, o cinto de segurança não vai evitar que um acidente ocorra. Mas, se ele ocorrer, a probabilidade de você sobreviver é 40% a 50% maior do que se estivesse sem o cinto. Isso vale tanto para quem está no banco da frente, quanto para quem está no banco de trás. Se o passageiro do banco de trás estiver sem cinto, ele é lançado contra o banco da frente ou para os lados, machucando-se e machucando também os outros ocupantes do veículo.
Por que usar o cinto de segurança?
Diminui a possibilidade de perda da consciência em um acidente, o que poderia inviabilizar a rápida saída dos ocupantes do veículo;
Evita que as pessoas sejam lançadas para fora do veículo no caso de colisão;
Minimiza os choques dos ocupantes contra o interior do veículo e/ou entre si;
Absorve parte da energia remanescente do impacto e distribui a restante pelos pontos mais fortes do corpo dos ocupantes;
Mesmo o adulto utilizando o cinto, em hipótese alguma deve levar crianças no colo, sob o risco de prensá-las contra o banco ou painel no caso de colisão. A forma mais segura de se transportar uma criança é no banco de trás, usando cinto de segurança ou com um dispositivo de retenção infantil, dependendo de sua idade, peso e altura.
Fonte: www.dnit.gov.br 25/10/2018.
Escola Vivencial de Trânsito
Escola Vivencial de Trânsito Transitolândia - Parque Rodoviário do DER, Sobradinho, CEP: 73.001-970 Brasília - DF