Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/03/19 às 10h07 - Atualizado em 29/07/19 às 16h47

A Transitolândia

Educar para formar cidadãos conscientes das relações de trânsito é uma das maiores preocupações do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER). Por isso, desde setembro de 2004, funciona a Escola Vivencial de Trânsito, conhecida como Transitolândia, no Parque Rodoviário do DER, em Sobradinho.

 

O objetivo da escola é ensinar às crianças do Ensino Fundamental (de escolas públicas e particulares) como ser um bom pedestre, que colabora com o trânsito e que não põe sua vida em risco. Um total de 6 funcionários se revezam nas atividades.

 

A primeira atividade é um teatro em que os agentes ensinam as regras de trânsito. Depois de aprender como atravessar a faixa de pedestre, como utilizar o semáforo e o cinto de segurança, logo seguem para a mini-cidade construída na escola para vivenciar os ensinamentos. A cada parada, as crianças são estimuladas a responder o que deve ser feito em cada situação.

 

Em 2009, a escola passou por uma grande reforma, mudou toda sua estrutura para melhor atender os alunos. A estrutura que antes era de lona (como de um circo) passou a ser toda em concreto, com janelas de vidro, novos banheiros. E a mini cidade ganhou novas placas, sinalização vertical e horizontal, paradas de ônibus modernas.

 

O Governador tem dado todo o apoio ao DER, por entender que a educação é o caminho para melhorar o trânsito na nossa cidade.

Transitolândia - Governo de Brasília

Escola Vivencial de Trânsito

Escola Vivencial de Trânsito Transitolândia - Parque Rodoviário do DER, Sobradinho, CEP: 73.001-970 Brasília - DF